Orientações para reparação da parte interior da caixa estrutural
Explica como determinar se o componente exterior da caixa estrutural danificado pode ser reparado ou se é necessário proceder à substituição.
As imagens abaixo mostram diferentes ângulos do interior da caixa estrutural e contêm as áreas destacadas. Compare a área danificada da parte interior da caixa estrutural do veículo com as imagens abaixo e, em seguida, utilize os critérios de reparação que correspondem à cor da área destacada para localizar os critérios a usar para determinar se a área danificada do componente pode ser reparada.
Com base nas cores usadas nas imagens acima, as reparações permitidas são as seguintes:
Cor da área | Reparações permitidas |
---|---|
Áreas cor de laranja: |
|
Áreas vermelhas: |
Nenhuma. Se a parte interior da caixa estrutural estiver danificada nessas áreas, entre em contacto com a equipa da Tesla dedicada a reparações após uma colisão para assistência. |
Reconstruir a flange com fio de soldadura
Reveja toda a documentação de segurança e práticas gerais para a reparação após uma colisão e coloque o equipamento de proteção individual (EPI) adequado antes de iniciar este procedimento.
- Utilize uma pistola de calor para aquecer a área danificada.AvisoNão aqueça as uniões de adesivo dos componentes que não estejam a ser removidos. O aquecimento das uniões de adesivo enfraquece a cola do adesivo e pode comprometer a integridade do veículo em caso de colisão.AvisoNão aqueça o adesivo num painel colado a mais de 100 °C (212 °F), exceto se esse painel estiver a ser removido. O aquecimento do adesivo acima de 100 °C (212 °F) pode enfraquecer a ligação adesiva e comprometer a integridade estrutural do veículo.
- Utilize um martelo e suporte ou alicate para endireitar a área danificada.
- Remova o material que apresente fissuras e alise quaisquer arestas aguçadas restantes na área de reparação.Avisoutilize apenas rodas e cintas de lixa de grão 80 ou mais finas em componentes de alumínio. O uso de rodas ou cintas de lixa com grão superior a 80 pode provocar fraturas no alumínio.
- Utilize corante penetrante na área de reparação para verificar a existência de microfissuras no alumínio.NotaSe for detetada uma fissura, consulte os critérios de reparação acima para determinar o nível de reparação necessário.
- Remova quaisquer rebites autoperfurantes de fábrica existentes na área de reparação da soldadura.
- Utilize uma lixadeira de banda ou de disco com um produto abrasivo de tratamento de superfícies para remover todos os revestimentos nas imediações dos locais de soldadura. Avisoutilize apenas rodas e cintas de lixa de grão 80 ou mais finas em componentes de alumínio. O uso de rodas ou cintas de lixa com grão superior a 80 pode provocar fraturas no alumínio.
- Efetue a soldadura MIG na área da flange, acrescentando material suficiente para restaurar as dimensões de fábrica da flange.
- Lime as soldaduras para repor as dimensões originais de todos os componentes.
Instalar uma placa de reforço
Reveja toda a documentação de segurança e práticas gerais para a reparação após uma colisão e coloque o equipamento de proteção individual (EPI) adequado antes de iniciar este procedimento.
São necessárias as seguintes peças:
Quantidade | Descrição | Imagem/Notas |
---|---|---|
1 | PLACA – SOLEIRA LATERAL DE ASSISTÊNCIA COM E-COAT (placa de reforço da soleira lateral) |
![]() |
2 |
![]() |
- Retire o Parte exterior da caixa estrutural.
- Endireite a área onde a placa de reforço será instalada.NotaA placa de reforço deve ser instalada por trás da área de reparação da flange, de acordo com os critérios de reparação.AvisoNão aqueça as uniões de adesivo dos componentes que não estejam a ser removidos. O aquecimento das uniões de adesivo enfraquece a cola do adesivo e pode comprometer a integridade do veículo em caso de colisão.AvisoNão aqueça o adesivo num painel colado a mais de 100 °C (212 °F), exceto se esse painel estiver a ser removido. O aquecimento do adesivo acima de 100 °C (212 °F) pode enfraquecer a ligação adesiva e comprometer a integridade estrutural do veículo.
- Se necessário, repare o metal na área onde é suposto instalar a placa de reforço. Consulte Reconstruir a flange com fio de soldadura para obter mais informações.
- Fabrique uma placa de reforço a partir da chapa de apoio da soleira lateral, semelhante à aqui ilustrada.NotaA placa de reforço deve estender-se, no mínimo, 25 mm além de ambas as extremidades da área de reparação e deve encaixar corretamente contra o lado traseiro da flange.
- Apare e retifique a placa de reforço, conforme necessário, para encaixar perfeitamente sobre a área a reforçar e permita a colocação de painéis adjacentes.
- Fixe a placa de reforço na devida posição, por trás da área de reparação da flange, de acordo com os critérios de reparação.
- Posicione a parte exterior da caixa estrutural.
- Crie orifícios de 6,7 mm para os rebites estruturais.NotaNão instale rebites na área de reparação ou a menos de 13 mm das extremidades da área reparada.NotaOs locais dos rebites que fixam a placa de reforço não devem interferir com os rebites utilizados para a instalação da parte exterior da caixa estrutural.
- Prepare a parte exterior da caixa estrutural para instalação, conforme indicado.NotaAo preparar a parte exterior da caixa estrutural para instalação, não perfure orifícios para rebites na área reparada.
- Prepare as superfícies para o adesivo. Consulte Preparar superfícies de contacto para adesivos (componentes não soldados) para mais informações.
- Aplique adesivo estrutural nas superfícies de contacto do veículo e no novo componente ou componentes.
- Coloque a parte exterior da caixa estrutural e a placa de reforço fabricada na devida posição e fixe-as no respetivo lugar.
- Instale os fixadores na parte exterior da caixa estrutural.AvisoAo instalar fixadores na parte exterior da caixa estrutural, não instale rebites estruturais na área reparada.
- Instale os rebites na placa de reforço.
- Complete a instalação de Parte exterior da caixa estrutural.