Orientações para reparações do nó traseiro fundido (veículos fabricados até 12 de outubro de 2022)

Os critérios para determinar se um nó traseiro fundido é ou não passível de reparação, ou se o componente tem de ser substituído, têm por base a gravidade e a localização dos danos. Utilize as imagens e as informações abaixo para determinar se o componente do nó traseiro pode ser reparado ou se é necessário proceder à substituição.

As imagens abaixo mostram diferentes vistas do nó traseiro e contêm áreas destacadas (as imagens abaixo utilizam o nó traseiro do lado esquerdo como referência, mas as áreas de reparação no componente do lado direito são semelhantes). Compare a área danificada do nó traseiro do veículo com as imagens abaixo e, em seguida, utilize os critérios de reparação que correspondem à cor da área destacada para localizar os critérios a usar para determinar se a área danificada pode ser reparada.

Vista superior

Vista inferior

Vista interior

Vista exterior

Vista exterior (ISO)

Com base nas cores usadas nas imagens acima, as reparações permitidas são as seguintes:

Tabela 1. Reparações permitidas
Cor da área Reparações permitidas

Áreas a verde:

Áreas cor de laranja:

  • É permitido soldar uma fissura até 30 mm, mas também é necessário instalar uma placa de reforço (número de peça Tesla 1076938-E0-B). Consulte Instalar uma placa de reforço para informações sobre como executar esta reparação.
  • Para danos com um comprimento superior a 30 mm, entre em contacto com a equipa da Tesla dedicada a reparações após uma colisão para obter assistência.
  • As secções dobradas da cinta podem ser endireitadas com métodos a frio.
    Informational PurposesAn informational icon, calling your attention
    Nota
    Não utilize métodos a quente para endireitar secções da cinta.

Áreas a vermelho:

Nenhuma. Se o nó traseiro estiver danificado nestas áreas, o componente tem de ser substituído. Entre em contacto com a equipa da Tesla dedicada a reparações após uma colisão para obter assistência e consulte Nó traseiro (completo).

Instalar uma placa de reforço

As placas de reforço apenas podem ser instaladas por indicação da equipa de apoio para reparação de carroçarias da Tesla, ou conforme especificado nas tabelas de reparações permitidas (acima). As placas de reforço são instaladas da seguinte forma:
Informational PurposesAn informational icon, calling your attention
Nota
As placas de reforço não são instaladas por meio de soldadura. As placas de reforço apenas são instaladas com adesivo estrutural.
  1. Utilizando métodos a frio, endireite a área onde a placa de reforço será instalada.
    Informational PurposesAn informational icon, calling your attention
    Nota
    Não utilize métodos a quente para endireitar secções da cinta.
  2. Corte uma secção da placa de reforço até ao comprimento pretendido.
    Informational PurposesAn informational icon, calling your attention
    Nota
    As placas de reforço são colocadas em ambos os lados das cintas fissuradas ou endireitadas. Certifique-se de que cada placa de reforço cobre o máximo de área de superfície em redor da área de reparação.
  3. Apare e retifique a placa de reforço, conforme necessário, para encaixar perfeitamente sobre a área a reforçar e permita a colocação de painéis adjacentes.
  4. Remova quaisquer contaminantes das superfícies de contacto da área de reparação e da placa de reforço limpando-os com álcool isopropílico (IPA) antes de aplicar adesivo estrutural.
  5. Aplique adesivo estrutural às superfícies de contacto do veículo e da placa de reforço.
  6. Instale as placas de reforço no devido lugar e fixe-as.
  7. Limpe o excesso de adesivo estrutural.
Warning IconA warning icon, calling your attention to a possibly risky situation
Aviso
Antes de realizar qualquer reparação que especifique a instalação de fixadores através de uma placa de reforço já montada, entre em contacto com a equipa da Tesla dedicada a reparações após uma colisão para obter assistência. Devido à placa de reforço aumentar a espessura do conjunto de painéis, poderá ser necessário mudar os fixadores utilizados nas reparações efetuadas após a instalação da placa de reforço.