Inspeção do SRS e substituição de componentes
Inspeção e substituição dos componentes do sistema de retenção de segurança (SRS) após uma colisão.
Peças que devem ser sempre inspecionadas após o acionamento do airbag ou pré-tensor do cinto de segurança e substituídas em caso de danos
Após qualquer colisão:
- Inspecione as cablagens e os respetivos conectores ligados a todos os airbags e pré-tensores acionados e a todos os componentes danificados. Substitua todas as cablagens danificadas.
- Inspecione todos os bancos e os cintos de segurança quanto a deformação ou sinais visíveis de desgaste nas cintas. Substitua todos os componentes danificados.
- Inspecione a cinta e o regulador de altura do cinto de segurança na 1.ª fila (por trás do acabamento do pilar B) quanto a sinais de desgaste ou deformação. Substitua todos os componentes danificados.
- Inspecione todos os bancos, os cintos de segurança e os retratores com pré-tensores quanto a sinais visíveis de deformação ou de desgaste. Substitua todos os componentes danificados. NotaDurante a inspeção do sistema do cinto de segurança, preste especial atenção à área em redor do anel em D, na qual a cinta do cinto de segurança passa pelo ombro do banco.
- Inspecione todos os pontos de fixação do cinto de segurança quanto a danos. Verifique se existem rasgões, dobras, amolgadelas, danos no fixador ou no ponto de montagem. Avalie a possibilidade de retificar esses danos antes de substituir qualquer tipo de componente do cinto de segurança.
- Inspecione os postes do banco da 2.ª fila quanto à liberdade de movimentos (avanço e recuo, inclinação do banco e acompanhamento dos movimentos). Se qualquer uma das seguintes condições ocorrer durante a inspeção, substitua os conjuntos dos postes e dos bancos:
- Não observou os movimentos previstos
- Ruído invulgar de "choque entre metais" durante o movimento
- Esforço dos atuadores
- Para todos os bancos que estiveram ocupados durante uma colisão: Inspecione os seguintes componentes quanto a fissuras:
- Articulação do banco (remova o revestimento inferior do banco para inspecionar)
- Cantoneira no local onde o conjunto do fecho do cinto de segurança se une ao conjunto do banco, conforme ilustrado abaixo (retire o acabamento traseiro do banco e a cobertura do banco para expor a cantoneira)
- Verifique se os sensores de impacto próximos da área de colisão apresentam danos. Se o sensor estiver danificado, substitua o sensor e o equipamento que o fixa ao veículo. Consulte o manual de manutenção para obter mais informações sobre a substituição do sensor de impacto.AvisoSubstitua sempre todos os tampões e fitas removidos dos revestimentos das portas dianteiras ao substituir um sensor de pressão da porta dianteira. Os orifícios adicionais na porta criam mais caminhos de fuga para o ar, o que reduz a capacidade do sensor em detetar um impacto lateral e pode afetar adversamente o acionamento do airbag.
- Inspecione qualquer conjunto de airbag para os joelhos não acionado:
- Se a cobertura do airbag para os joelhos estiver danificada, ou se existirem 3 ou mais ligações consecutivas partidas (conforme ilustrado abaixo) ou 5 ou mais ligações partidas no total, substitua a totalidade do conjunto do airbag para os joelhos.
- Se existirem sinais de danos na almofada do airbag para os joelhos, como arranhões, rasgões ou furos, substitua o conjunto do airbag para os joelhos.
- Se existirem sinais de danos no alojamento do airbag, como ganchos dobrados ou arranhões, substitua o conjunto do airbag para os joelhos.
- Inspecione a coluna de direção:
- Remova os componentes conforme necessário para aceder à coluna de direção.
- Ajuste a coluna de direção de forma a que o respetivo eixo (indicado a amarelo abaixo) fique completamente recolhido no interior do alojamento. Meça os canais C (indicados a vermelho) no lado da coluna de direção. Se o canal C esquerdo recolher mais de 2,1 mm no interior do alojamento ou o canal C direito sobressair menos de 19,5 mm de dentro do alojamento, substitua a coluna de direção.
- Inspecione os componentes do sistema de proteção para peões do veículo, caso este esteja equipado com um sistema de proteção para peões (consulte Componentes do sistema de proteção para peões para obter mais informações), e substitua quaisquer componentes danificados.
- Utilize a caixa de ferramentas para testar o sistema de retenção suplementar para verificar se funciona corretamente.
Peças que têm de ser substituídas após o acionamento do airbag ou do pré-tensor do cinto de segurança
- O módulo de controlo do sistema de retenção (RCM).
- Qualquer cinto de segurança com um pré-tensor acionado e o respetivo fecho do cinto de segurança.
- Qualquer cinto de segurança e fechos que tenham sido acionados durante a colisão.
- Caso algum dos airbags tenha sido acionado, substitua o fusível pirotécnico de corte da bateria. NotaCaso tenha sido acionado um pré-tensor do cinto de segurança, mas sem acionamento do airbag, apenas substitua o fusível pirotécnico de corte da bateria se estiver queimado.NotaNão substitua o fusível pirotécnico de corte da bateria exceto se tiver sido confirmado que o veículo será reparado.
- Substitua qualquer airbag acionado e todos os respetivos fixadores.
- Caso o airbag dianteiro do condutor tenha sido acionado, substitua o conjunto do volante. NotaO volante foi desenhado para absorver o impacto do ocupante durante uma colisão quando um airbag ou um pré-tensor é acionado. O volante tem de ser substituído porque os danos podem não ser visíveis e a inspeção necessária para verificar devidamente a integridade estrutural do volante provoca danos irreparáveis no volante.
- Caso tenha sido acionado um airbag lateral (montado no banco), substitua o conjunto do banco da 1.ª fila que contém o airbag acionado.
- Em caso de acionamento de um airbag dianteiro (condutor ou passageiro), de um airbag para os joelhos ou de um airbag lateral (montado no banco), substitua os seguintes itens e todos os respetivos fixadores:
- O conjunto do banco da 3.ª fila, se ocupado durante a colisão.
- O módulo de controlo da coluna de direção (SCCM) (acoplador rotativo).
Componentes do sistema de proteção para peões
Os veículos Model X estão equipados com componentes de proteção para peões, como um tubo de deteção de pressão e atuadores do capô.
A fim de determinar se um veículo está equipado com componentes do sistema de proteção para peões, abra o capô e procure atuadores do capô de proteção para peões, conforme ilustrado acima.
Se o veículo estiver equipado com componentes do sistema de proteção para peões, após uma colisão dianteira:
- Substitua os atuadores do capô de proteção para peões, caso tenham sido acionados.
- Inspecione o conector e o tubo do sensor de pressão de proteção para peões quanto a sinais visíveis de danos, como rasgos no tubo e fissuras no conector. Substitua o conjunto do sensor de pressão, caso alguma peça tenha sofrido danos.
Informação sobre peças
A informação sobre peças do componente do airbag atual pode ser obtida através da funcionalidade de descodificação do VIN do manual de peças.
Para assistência adicional
Para assistência adicional, entre em contacto com a sua equipa de apoio para reparação após uma colisão local, conforme descrito em Entrar em contacto com a equipa da Tesla dedicada a reparações após uma colisão.