2023-06-09
Procedimento de reparação de união simples
Reparar uma cablagem elétrica utilizando uma união simples.
Procedimento
- Desligue todos os conectores elétricos necessários para isolar eletricamente a cablagem do veículo ou desligue a alimentação de baixa tensão (LV).
- Utilize um multímetro para verificar a ausência de tensão no circuito que está a ser reparado.
-
Certifique-se de que há espaço suficiente para trabalhar confortavelmente no circuito que está a ser reparado.
CUIDADOProteja todas as superfícies que possam ser danificadas pelo calor em passos posteriores.
- Consulte o esquema de circuitos para encontrar o tamanho correto do cabo.
- Consulte a secção Orientações para a reparação da cablagem elétrica deste documento para encontrar a manga de crimpagem e o tubo termorretrátil adequados para o tamanho do cabo.
- Envie fotografias do "antes" da reparação para a equipa da Tesla dedicada a reparações após uma colisão, conforme descrito em Entrar em contacto com a equipa da Tesla dedicada a reparações após uma colisão.
-
Corte a parte danificada do cabo. Certifique-se de que o cabo original é preservado tanto quanto possível.
CUIDADOSe mais de 1 cabo na cablagem tiver de ser reparado, corte apenas 1 cabo de cada vez para eliminar o risco de unir os circuitos errados.NotaSe a parte danificada for superior a 10 mm, consulte antes a secção Procedimento de reparação de união dupla deste documento.
-
Faça deslizar o tubo termorretrátil sobre uma extremidade do cabo.
NotaNão ignore este passo. O procedimento terá de ser repetido se o cabo for unido sem instalar o tubo termorretrátil.
-
Segure o cabo junto da área de corte enquanto descarna as extremidades dos cabos, de modo a expor um comprimento suficiente do condutor para alcançar o batente central da manga de crimpagem.
CUIDADONão segure a cablagem por um conector ao descarnar o cabo. Isto pode danificar os terminais crimpados dentro do conector.
-
Inspecione o cabo quanto a fios danificados ou em falta.
- Se existirem fios danificados e o cabo ainda tiver folga suficiente, corte o cabo novamente e repita os passos 8 e 9, colocando o alicate de descarnar numa configuração maior.
- Se existirem fios danificados e a reparação encurtar o cabo o suficiente para o sujeitar a tensão no ponto em que este entra no conector ou na transição da cablagem, efetue o procedimento na secção Procedimento de reparação de união dupla deste documento, colocando o alicate de descarnar numa configuração maior.
-
Inspecione o cabo quanto a oxidação e corrosão.
Se estiver presente oxidação castanha ou verde-azulada nos fios de cobre, corte toda a secção de cabo oxidado e, em seguida, efetue o procedimento na secção Procedimento de reparação de união dupla deste documento.
- Confirme se o percurso do fio corresponde à configuração original.
- Insira a manga de crimpagem no canal adequado da ferramenta de crimpagem e aperte ligeiramente o punho para segurar a manga na sua posição. A parte dentada do molde de crimpagem deve pressionar o lado da crimpagem com a junta.
- Insira o fio de cobre exposto na manga. Certifique-se de que os cabos estão completamente inseridos, de que nenhum fio se estende desde o lado da manga e de que nenhum isolamento está presente dentro da manga.
- Aperte completamente o punho para crimpar a manga. A ferramenta de crimpagem abre apenas quando a manga estiver completamente crimpada.
- Repita os passos 13 – 15 no outro lado da manga.
-
Aplique tensão nos cabos e certifique-se de que a crimpagem se mantém em segurança.
AvisoSe os cabos saírem da manga, não tente reinseri-los. Corte os cabos, remova a manga e consulte a secção Procedimento de reparação de união dupla deste documento.
- Afaste o tubo termorretrátil da junta pelo menos 60 mm, para evitar que esta encolha durante a soldadura.
- Coloque luvas de mecânico resistentes a corte ou outras luvas resistentes ao calor.
-
Proteja todas as superfícies que possam ser danificadas pelo calor do ferro de soldar.
AvisoLeia e compreenda sempre o manual do operador do ferro de soldar antes de o utilizar para soldar ou encolher os tubos termorretráteis.CUIDADONão utilize o ferro de soldar numa área onde as superfícies, os materiais ou os componentes adjacentes possam ficar danificados devido ao ar quente.
-
Solde a ligação:
- Mantenha a junta imóvel enquanto coloca novamente o ferro de soldar num local seguro.
-
Desligue o ferro de soldar e deixe-o arrefecer.
NotaO aquecimento desnecessário do ferro de soldar degrada a superfície da ponta de solda.
-
Inspecione a junta de solda.
Se a solda apresentar uma forma esférica, o ferro de soldar não estava suficientemente quente. Repita o passo 21.
- Faça deslizar o tubo termorretrátil sobre a manga, alinhe o centro do tubo termorretrátil com o centro da manga.
-
Depois de a ponta de solda ter arrefecido, retire-a do ferro de soldar e instale a ponta de chama e a ponta defletora.
AvisoCertifique-se de que a ponta de solda arrefeceu completamente antes de a remover.
-
Utilize o ferro de soldar para afixar o tubo termorretrátil ao cabo.
CUIDADOMova o ferro de soldar continuamente para evitar o sobreaquecimento de qualquer secção específica do tubo termorretrátil ou da cablagem. Qualquer descoloração do isolamento da cablagem indica sobreaquecimento.
- Desligue o ferro de soldar e coloque-o novamente num local seguro.
- Deixe o tubo termorretrátil e o cabo arrefecer.
- Inspecione o tubo termorretrátil para garantir que este está completamente selado no cabo e que o adesivo está colado ao isolamento do cabo.
-
Segure a área reparada contra o resto da cablagem e, em seguida, envolva a cablagem com a fita elétrica que é fornecida com o kit de reparação de cablagens. Aplique fita em 50 mm da cablagem, em cada lado da união.
CUIDADONão aplique fita a menos de 50 mm de um conector.
-
Volte a aplicar qualquer cobertura da cablagem, fita ou tubulação que estivesse instalada antes da reparação (aplique fita da cablagem nova, se necessário).
NotaSe o cabo reparado for encaminhado incorretamente, não o deixe como está. Corte o cabo e repita este procedimento para o colocar novamente da forma em que foi encaminhado de fábrica.
- Envie fotografias do "depois" da reparação para a equipa da Tesla dedicada a reparações após uma colisão, conforme descrito em Entrar em contacto com a equipa da Tesla dedicada a reparações após uma colisão.
- Se o dano tiver sido causado pelo contacto da cablagem com outra parte do veículo, certifique-se de que a cablagem é adequadamente suportada ou fixada para impedir danos futuros.