Orientações para a reparação do painel do para-choques dianteiro

Orientações para a reparação e retificação do painel do para-choques dianteiro.

Alguns veículos Tesla encontram-se equipados com um sensor de radar situado por baixo do painel do para-choques dianteiro. Utilize a seguinte tabela para determinar se o seu veículo se encontra equipado com um sensor de radar.

Veículo Sensor de radar?
Model S dos anos 2012–2020 Sim
Model S a partir do ano 2021 Sim
Model X dos anos 2015–2020 Sim
Model X a partir do ano 2021 Sim
Model 3 dos anos 2017–2023 Sim
Model 3 a partir do ano 2024 Não
Model Y Sim
Pacote estrutural do Model Y Sim
Cybertruck Não
Semi LR (Long Range) Sim

Veículos não equipados com sensores de radar

Para veículos não equipados com um sensor de radar atrás do painel do para-choques dianteiro, as orientações para reparação do painel do para-choques dianteiro são as seguintes:
  • É permitida a reparação do painel do para-choques dianteiro. (As reparações incluem acrescentar enchimento de plástico, colar, soldar ou agrafar plásticos, ou deixar uma extremidade biselada de tinta.)
  • Consulte as recomendações do fabricante da tinta para preparar os componentes de plástico em cru.
  • Consulte Adesivos não estruturais para ver adesivos aprovados para utilização na fixação de componentes interiores de plástico ao painel.

Veículos equipados com sensores de radar

Para veículos equipados com um sensor de radar atrás do painel do para-choques dianteiro, siga as orientações abaixo ao efetuar a reparação do painel do para-choques dianteiro nestes veículos:
  • Se a versão do software do veículo for a 2023.32.9 ou mais recente, a área do radar e outras áreas do painel podem ser reparadas. Se a versão do software do veículo for anterior à 2023.32.9, a área do radar do painel do para-choques não pode ser reparada.
  • É permitida a reparação do painel do para-choques dianteiro fora da área do radar, mas não realize reparações na área do radar.
  • As reparações incluem retificar o painel, acrescentar enchimento de plástico, colar, soldar ou agrafar plásticos, ou deixar uma extremidade biselada de tinta.
  • Após retificar o painel do para-choques dianteiro, a espessura da tinta na área do radar não deve exceder os 300 mícrones (12 mils). Utilize uma ferramenta de medição da espessura da tinta concebida para trabalhar com plástico para determinar a espessura da camada de tinta.
  • Não retire o material de plástico base na área de radar. O sensor de radar é calibrado para a espessura de fábrica do plástico. Retirar o material plástico excessivo nesta área poderá resultar no funcionamento incorreto do radar.
  • Consulte as recomendações do fabricante da tinta para preparar os componentes de plástico em cru.

Consulte Adesivos não estruturais para ver adesivos aprovados para utilização na fixação de componentes interiores de plástico ao painel.
Informational PurposesAn informational icon, calling your attention
Nota
O sensor de radar não é fixado com adesivo.

Remover e instalar condutas do painel

Se necessário, as condutas que se encontram no painel ou dentro do mesmo podem ser removidas antes da pintura do painel, sendo depois reinstaladas após a secagem da tinta. O procedimento é o seguinte:
  1. Divida as áreas coladas entre a conduta e o painel (destacadas a amarelo):

  2. Utilizando as instruções do fabricante para o adesivo não estrutural aprovado, prepare as áreas de colagem entre a conduta e o painel (destacadas a amarelo):

  3. Aplique uma camada fina de adesivo não estrutural aprovado em cada área de colagem entre a conduta e o painel.
  4. Instale a conduta do painel e, em seguida, fixe-a na devida posição até a cola secar.