Operações pós-reparação
- Aplicar camada transparente
- Cozer o veículo após a pintura
- Aplicar proteção anticorrosão
- Aplicar vedante para juntas
- Reinstalar espuma expansível removida durante a reparação
- Proteger cabos, cablagens, grampos da cablagem e conectores na área de reparação
- Substituição de materiais diversos na área de reparação
Aplicar camada transparente
A Tesla não aprova, não aceita nem recomenda a mistura de camadas transparentes em qualquer reparação após uma colisão. Além disso, a Tesla recomenda vivamente que os reparadores utilizem procedimentos de mistura de camadas transparentes apenas em estruturas interiores que estejam minimamente expostas a elementos ambientais. O processo preferencial aprovado pela Tesla consiste em misturar a cor da camada base conforme necessário, para criar uma transição perfeita. Em seguida, aplique a camada transparente à totalidade do painel seguindo as recomendações do fabricante da pintura. Deve aplicar-se a camada transparente à totalidade do painel, de uma extremidade à outra, ou até um limiar que permita a aderência e fluxo de materiais adequados.
Uma área de camada transparente misturada não é sólida e, ao longo do tempo, as margens da área da camada transparente começam a levantar e a perder a cor, fazendo com que a margem da área de reparação seja bastante óbvia. Devido à espessura da camada transparente numa área de mistura ficar mais fina nas margens, com o decorrer do tempo as margens misturadas da área de reparação ficarão visíveis.
Cozer o veículo após a pintura
Após a pintura, é aceitável "cozer" (acelerar o processo de secagem), numa cabina de pintura, o veículo com a bateria de alta tensão instalada, desde não seja ultrapassado nenhum dos seguintes parâmetros:
- Tempo de cozimento máximo: 45 minutos.
- Temperatura do veículo antes do cozimento: Inferior a 35 °C (95 °F).
- Temperatura máxima da bateria de alta tensão durante o cozimento: 60° C (140 °F). CUIDADOAntes do cozimento, se não for possível determinar a temperatura da bateria, o veículo tem de estar a uma temperatura ambiente inferior a 35 °C (95 °F) durante, no mínimo, 12 horas antes do início do cozimento.
Se, por qualquer motivo, for necessário exceder esses parâmetros, entre em contacto com a equipa da Tesla dedicada a reparações após uma colisão antes de continuar.
Aplicar proteção anticorrosão
Após a conclusão de uma reparação estrutural, aplique um revestimento anticorrosão em todas as peças de metal exposto da estrutura da carroçaria do veículo e em quaisquer fixadores metálicos utilizados na reparação estrutural. Após o veículo ser retificado, aplique um revestimento anticorrosão no interior das cavidades da carroçaria com um pulverizador de 360 graus de comprimento adequado através dos orifícios de acesso de fábrica na estrutura do veículo.
- Primários com base de epóxi concebidos para aplicações de reparação de automóveis após uma colisão.
- Adesivo estrutural aprovado (nas imediações das áreas de reparação).
- Cera para cavidades concebida para aplicações de reparação de automóveis após uma colisão.
Aplicar vedante para juntas
Os componentes de assistência da Tesla não são fornecidos com vedante para juntas de fábrica já aplicado. Use apenas vedantes para juntas, conforme especificado na secção Vedantes para juntas de Produtos químicos aprovados, e:
- Consulte as especificações técnicas do produto de vedação utilizado para obter instruções sobre a preparação correta da superfície e a aplicação do produto.
- Esfregue o e-coat antes de aplicar vedante para juntas.
- Não aplicar vedante para juntas na superfície de contacto de um componente na área de reparação.
- Aplique vedante para juntas por cima do primário 2K.
- Aplicar vedante para juntas em todas as juntas e orlas dobradas.NotaAplicar vedante para juntas de modo a não provocar problemas com o funcionamento de um componente de fecho (porta, capô, bagageira ou porta da bagageira) ou com a montagem de qualquer outro componente que possa ser fixo na área de reparação (farol, luz traseira, vidro do tejadilho).
- Aplicar vedante para juntas nas juntas adicionais da área de reparação, conforme considerado necessário pelo técnico que efetua a reparação.
- Substitua qualquer vedante para juntas que tenha sido removido ou danificado e aplique vedantes para juntas para corresponder ao aspeto do vedante para juntas aplicado de fábrica.
Reinstalar espuma expansível removida durante a reparação
Após a conclusão de uma reparação estrutural, instale espuma expansível em qualquer local de onde tenha sido removida espuma extensível durante o processo de reparação.
Proteger cabos, cablagens, grampos da cablagem e conectores na área de reparação
Após a conclusão de uma reparação, inspecione a área de reparação para localizar e identificar cabos, cablagens, grampos da cablagem ou conectores. Se existirem cabos, cablagens, grampos da cablagem ou conectores na área de reparação, e a posição do item for deslocada ou se o item tiver contacto com fixadores na área de reparação, deve:
- Verificar se os grampos e os conectores ficam bem presos e não se soltam durante o funcionamento normal do veículo.
- Verificar se existe uma folga adequada entre o item e qualquer componente móvel.
- Adicionar proteção contra abrasão a cabos ou cablagens:
Se o cabo ou a cablagem entrar em contacto com fixadores na área de reparação e o cabo ou a cablagem não se encontrar já protegido com fita contra abrasão ou tubo anelado de plástico, adicione proteção contra abrasão. É possível adicionar fita de tecido PET/contra abrasão ou um tubo anelado de plástico para proporcionar proteção contra abrasão.
Se utilizar fita contra abrasão:- Aplique 2 camadas de fita de tecido PET/contra abrasão (TESA 51036 ou TESA 51026).
- Verifique se o cabo ou a cablagem tapado por fita tem a flexibilidade adequada para permitir o movimento necessário durante o funcionamento normal do veículo.
Se utilizar tubo anelado de plástico:- Utilize tubo anelado de plástico (Delfingen Syflex ou equivalente).
- O tubo anelado deve ter uma abertura para a aplicação fácil sobre um conjunto de cabos, e deve permanecer naturalmente próximo, de forma a que os cabos dentro do tubo não fiquem expostos.
- O diâmetro interior do tubo anelado não deve ser mais que 20% superior ao tamanho do conjunto de cabos.
- Instale tubo anelado de plástico de acordo com os seguintes critérios:
- Para tamanhos de conjuntos de cabos com um diâmetro superior a 5 mm, salvo especificação em contrário, aplique fita em espiral em redor do conjunto para evitar a saída de cabos soltos pela abertura do tubo.
- Para tamanhos de conjuntos de cabos com um diâmetro inferior a 5 mm, salvo especificação em contrário, aplique fita em redor do tubo anelado a cada 100 mm para evitar a saída de cabos soltos pela abertura.
- Salvo especificação em contrário, tape as extremidades do tubo anelado para evitar a abertura das extremidades do tubo com o decorrer do tempo. Enrole a fita sobre o conjunto de cabos e prolongue a fita pela abertura do tubo. Utilize fita de vinil preta (Nitto 2450, Tesa 4182 ou equivalente), salvo especificação em contrário.
- É possível dividir secções mais compridas do tubo entre grampos para melhorar a capacidade de trabalho. Salvo indicação em contrário, as secções divididas do tubo anelado têm de ser agrupadas com fita de vinil preta (Nitto 2450, Tesa 4182 ou equivalente).
- Quando uma cablagem de várias ramificações é reduzida a uma única ramificação, se a cobertura antes e depois da junção for a mesma, utilize um pedaço contínuo de cobertura do tubo anelado ou uma passagem contínua de fita contra abrasão (2 camadas).
- Quando é colocado tubo anelado de plástico sob uma fita de união, prenda a extremidade do tubo anelado na união. A fita de fixação da extremidade e a fita de união podem ser comuns, mas não é necessário. A folga máxima desde a fixação da extremidade do tubo anelado à união é a largura da fita de fixação da extremidade.
- Verifique se o cabo ou a cablagem tapado por fita tem a flexibilidade adequada para permitir o movimento necessário durante o funcionamento normal do veículo.
Substituição de materiais diversos na área de reparação
Se tiverem sido removidos da área de reparação vedantes para juntas, remendos de butilo, materiais de amortecimento de ruído ou espuma estrutural previamente instalados, substitua esses materiais.