Remover um componente
A remoção de um componente poderá incluir qualquer um ou todos os seguintes procedimentos:
- Remoção de fixadores, como rebites autoperfurantes, rebites estruturais cegos, parafusos, HUCK BOM, parafusos , retentores de parafusos e roscas ou RIVTAC.
- Separação de soldaduras por pontos, soldaduras por laser ou de componentes colados.
- Abertura de flanges dobradas.
- Separação e remoção do componente original.AvisoAo remover um componente que cubra outro componente, corte apenas o componente a ser removido. Não corte os painéis subjacentes, salvo indicado no procedimento de reparação.
- Preparar a área de reparação antes de iniciar o procedimento de reparação.
Quando o componente usado tiver sido removido, continue a reparação ao preparar a instalação do componente novo.
Remover um rebite autoperfurante (SPR)
- Se necessário, remova a tinta, os vedantes ou os adesivos para expor o local do rebite.
- Identifique todos os locais dos rebites autoperfurantes (SPR) que fixam o componente a ser removido.NotaOs locais dos SPR de fábrica apresentados são aproximados. Os locais e os números exatos dos SPR variam de veículo para veículo.
- Remova os SPR utilizando um dos seguintes métodos.
- Utilize uma ferramenta de remoção de SPR dedicada para remover o rebite do componente.
- Utilize um berbequim com uma broca de aço de alta resistência para retirar o SPR.
NotaQuando perfurar completamente o SPR, não use uma broca maior do que o tamanho do orifício especificado para o fixador de substituição. - Utilize uma lixadeira de banda para lixar a cabeça do SPR o suficiente para remover o componente a ser substituído.
Remover um rebite estrutural cego
- Se necessário, remova a tinta, os vedantes ou os adesivos para expor o local do rebite.
- Identifique todos os locais de rebites estruturais cegos que fixam o componente a ser removido.
- Utilize um punção metálico para retirar o pino central do rebite.
- Utilize um berbequim com uma broca de 6,7 mm para retirar a cabeça do rebite.
- Utilize um punção metálico para enviar o resto do rebite para a cavidade vazia por baixo do componente a ser substituído. NotaSe tiver acesso à cavidade, remova o resto do fixador.
Remover um RIVTAC
- Identifique todos os RIVTAC a remover.
- Remova a tinta, os vedantes ou os adesivos para expor o local do RIVTAC.
- Lime a cabeça do RIVTAC até ficar nivelada com a superfície envolvente.
- Utilize um punção metálico para enviar a haste do RIVTAC para a cavidade por baixo do componente a ser substituído.NotaSe necessário, retire a secção restante do RIVTAC utilizando uma broca do mesmo tamanho do que a haste do RIVTAC.
- Se possível, remova o resto da haste do RIVAC da cavidade por baixo do componente a ser substituído.
Remover um HUCK BOM ou retentores de parafuso e roscas
- Identifique todos os locais de Huck BOM ou retentores de parafuso e roscas que fixam o componente a ser removido.
- Utilize uma rebarbadora para limar a cabeça do fixador até ficar nivelada com a superfície envolvente.
- Utilize um punção metálico para enviar o fixador para a cavidade vazia por baixo do componente a ser substituído. NotaSe tiver acesso à cavidade, remova o resto do fixador.
Separar uma soldadura por pontos
Nota
Os locais das soldaduras por pontos de fábrica apresentados são aproximados. Os locais e os números exatos das soldaduras por pontos variam de veículo para veículo.
- Identifique todos os locais de soldaduras por pontos de fábrica que fixam o componente a ser removido.
- Utilize um berbequim com uma broca para soldaduras por pontos para retirar as soldaduras por pontos de fábrica. Utilize uma lixadeira de banda para lixar quaisquer soldaduras por pontos de fábrica a que um berbequim não consiga aceder.CUIDADOPerfure, lime ou lixe apenas até à espessura do componente a ser removido, salvo indicação em contrário no procedimento.CUIDADOAo perfurar uma soldadura por pontos, use uma broca que crie um orifício com o tamanho correto para o fixador que substituirá a soldadura por pontos.Avisoutilize apenas rodas e cintas de lixa de grão 80 ou mais finas em componentes de alumínio. O uso de rodas ou cintas de lixa com grão superior a 80 pode provocar fraturas no alumínio.
Separar uma soldadura por laser
- Identifique todos os locais de soldaduras por laser que fixam o componente a ser removido.
- Utilize uma lixadeira de banda ou uma roda de polimento para limar a soldadura por laser no componente a ser removido. NotaAo remover soldaduras por laser, lime apenas até à espessura do componente a ser removido.
Separar um componente colado
- Confirme se todos os fixadores mecânicos que prendem o componente foram removidos.
- Utilize uma pistola de calor para aquecer as uniões de adesivo e, em seguida, use um martelo e um cinzel plano para remover o componente original.AvisoNão aqueça as uniões de adesivo dos componentes que não estejam a ser removidos. O aquecimento das uniões de adesivo enfraquece a cola do adesivo e pode comprometer a integridade do veículo em caso de colisão.AvisoNão aqueça o adesivo num painel colado a mais de 100 °C (212 °F), exceto se esse painel estiver a ser removido. O aquecimento do adesivo acima de 100 °C (212 °F) pode enfraquecer a ligação adesiva e comprometer a integridade estrutural do veículo.NotaSe necessário, guarde o componente usado como guia para aparar o novo componente ou para produzir uma chapa de apoio para a soldadura ponta a ponta.
- Se o componente a ser removido tiver uma camada de espuma de fábrica instalada, use uma pistola de calor para aquecer a superfície exterior da área da camada de espuma para auxiliar a separação desta em relação ao componente. Se o componente de substituição não vier equipado com uma nova camada de espuma, deve reinstalar a camada de espuma do componente original.
- Utilize uma lixadeira de banda ou de disco com um produto abrasivo de tratamento de superfícies para remover quaisquer materiais de superfície restantes das superfícies de contacto. Avisoremova o e-coat numa área bem ventilada. Utilize equipamento de proteção individual adequado.Avisoutilize apenas rodas e cintas de lixa de grão 80 ou mais finas em componentes de alumínio. O uso de rodas ou cintas de lixa com grão superior a 80 pode provocar fraturas no alumínio.CUIDADOTenha atenção à contaminação cruzada. Não use o mesmo equipamento para remover epóxi do alumínio nem do aço. A contaminação cruzada poderá resultar em corrosão galvânica.
- Aspire as poeiras dos adesivos.
Separar uma flange dobrada
- Utilize uma rebarbadora para limar a extremidade da flange dobrada para soltar o componente do veículo.
Preparar a área de reparação
Remova quaisquer vedantes para juntas, remendos de butilo, materiais de amortecimento de ruído ou espumas estruturais na área de reparação.